Claudenir Gonçalves
Carioca, Claudenir formou-se em Letras (Português-Alemão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1987. Em 2007, concluiu o Curso de Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Ainda como estudante, entre 1977 e 1978, trabalhou como Instrutor de Língua Portuguesa para Estrangeiros no Centro de Formação Intercultural – Instituição da CNBB – que recebia missionários leigos e religiosos que desenvolviam projetos sociais no interior do país. Desde então, Claudenir dedica-se ao estudo e ao ensino do Português como Língua Materna e Segunda Língua.
Entre 1979 e 1982, viveu na Alemanha, onde se dedicou ao aprendizado de idiomas (alemão, espanhol e francês) na Universidade de Erlangen-Nurembergue e atuou como docente no Bildunszentrum – Centro de Formação da Cidade de Nurembergue, coordenando atividades culturais com música para crianças e jovens latinos.
De 1992 a 2021, trabalhou na Escola Alemã Corcovado como professor de Português (Língua Materna e Segunda Língua).
Em 2017, publiquei o Brasileirinho, livro de Português para crianças e jovens estrangeiros e brasileiros que vivem no exterior. Atualmente, continuo a me dedicar à escrita de material e livros didáticos e paradidáticos.
Autor do livro A Andorinha e o Príncipe Feliz, uma adaptação do conto O Príncipe Feliz, de Oscar Wilde.