Teresa Caldas Camargo
Teresa nasceu em 9 de setembro de 1958, na cidade do Rio de Janeiro. Desde criança adorava ouvir histórias e quando aprendeu a ler não largou mais os livros. Ler, escrever, ouvir e viajar para conhecer novas culturas e pessoas são parte essencial do seu modo de ser e existir.
Em 1976, prestou vestibular para Ciências Biológicas e entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas em pouco tempo descobriu que gostava mesmo era de lidar com gente, de conversar, de cuidar. Prestou então novo vestibular e passou para a Escola de Enfermagem Anna Nery, da mesma UFRJ. Iniciou a vida profissional num Hospital de Ginecologia que se tornou parte do Instituto Nacional de Câncer, tratando apenas mulheres com câncer de mama.
Após 10 anos trabalhando na área assistencial com mulheres nas diversas fases do câncer de mama e seu tratamento, fez Mestrado e a seguir o Doutorado. Foi a primeira Enfermeira Doutora do Instituto e, dessa forma, acabou transferida da área de Assistência para a área de Educação Continuada. Entretanto, anos mais tarde, teve a atividade profissional interrompida ao ser diagnosticada ela mesma com um câncer de mama. Terminado o tratamento retornou ao trabalho como editora científica da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC), onde permaneceu até se aposentar.
Este é seu primeiro livro, que foi amadurecendo ao longo dos últimos anos, depois que se aposentou e passou a se dedicar a escrever poemas e contos até culminar nessa publicação.